Cinco sinais que a sua empresa precisa de um sistema ERP mais robusto.

Neste artigo iremos apresentar sinais que indicam que está na hora de trocar o sistema da sua empresa por um ERP mais robusto. Se você não sabe o que é um ERP clique aqui e leia nosso outro artigo falando sobre o assunto, onde contamos a sua história, sua definição e suas vantagens de utilização. Mas de forma geral, um ERP pode ser definido como um sistema desenvolvido de forma a integrar os vários setores de uma organização possibilitando ainda automação e armazenamento de todas as informações da empresa que recebe o software.

Bom, mas o gestor deve ter em mente de que nada adianta ter um sistema ERP implantando na sua empresa, se o mesmo não for suficiente para a organização. Por vezes, ocorre do sistema ERP ser implantando no início dos serviços da empresa, e os gestores não lembram de troca-lo conforme a organização cresce. No entanto, haverá alguns sinais de que a sua organização necessita de um sistema ERP mais robusto e listaremos alguns deles a seguir.

Falta de Escalabilidade

Um dos sinais mais fortes de que está na hora de investir em um sistema ERP mais robusto, é a falta de escalabilidade. O que é isso? Então, é quando o sistema não consegue se adaptar a empresa a medida em que a mesma cresce e com o passar do tempo deixa de suportar as demandas da organização. A falta de escalabilidade também apresenta alguns sinais:

  • Serviços não são executados da forma que deveriam;
  • Relatórios incompletos;
  • Funcionalidades deixam de se adequar a empresa.

Necessidades da Empresa não mais satisfeitas

            Eis que surge uma nova atividade na empresa e seu sistema atual não possui funcionalidades para a mesma. O que isso quer dizer? Sim, que chegou a hora de trocar seu software antigo por um sistema ERP mais robusto. Considerando o patamar que a tecnologia está atualmente, um software que deveria se adaptar a empresa e não a empresa ao software. Então se o seu ERP não é capaz de atender as expectativas, já está na hora de investir em um ERP mais robusto.

Necessidade de investir em outras ferramentas

Bom, se a sua empresa possui um sistema ERP e continua a utilizar planilhas excel, documentos manuais ou ainda outros softwares para complementar o ERP, algo está muito errado. De forma geral, um software ERP quando alinhado de forma correta com a empresa, é suficiente para trabalhar sozinho e conseguir suprir todas as necessidades da organização. Se isso não está ocorrendo, é também um outro sinal que você necessita de um ERP mais robusto.

Falhas na Segurança

A informação é uma das coisas de maior valor dentro de uma empresa, e quando um sistema ERP não é mais capaz de controlar informações de maneira segura, isso causará problemas relacionados à segurança dentro da empresa, já que questões como confiabilidade e integridade estarão comprometidas. Logo, um sistema que põe isso em risco, está pronto para ser substituído por um ERP mais robusto.

Problemas para gerar relatórios

            Um dos pontos mais importantes de um ERP é a geração de relatórios, já que através disso é possível fazer levantamento de dados da empresa com poucos cliques e de forma muito rápida. No entanto, se você precisa de um tipo especifico de relatório e o mesmo já não consegue gerar, como por exemplo, vendas da peça X em determinado dia, seu software está prestes a dar lugar a um ERP mais robusto.

Se você, gestor, se identificou com algum desses itens citados a cima, talvez seja a hora de repensar no sistema ERP da sua empresa, e caso necessário, entre em contato com a D.M.I Tecnologia e Serviços para que possamos lhe apresentar o ERP que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *